O Vídeo Institucional atualmente é uma obrigação para qualquer empresa que queira se destacar no mercado. Essa ferramenta, possibilitou apresentar os valores, visão, missão e até produtos de uma empresa de forma fácil, prática e objetiva para se comunicar com o público alvo.
Apesar de ser muito conhecido como estratégia de marketing, muitos utilizam apenas os vídeos tradicionais, sem saber da existência de diferentes maneiras de passar sua mensagem institucional. Por isso, nós da Reator FIlmes, produzimos esse artigo exclusivo para apresentar 5 tipos de vídeos institucionais e seus objetivos. Confira!
Vídeo Institucional padrão
Sendo o tipo de vídeo institucional mais utilizado, é uma opção eficiente que possui uma comunicação direta, entregando uma apresentação completa da mensagem de uma empresa.
Um Vídeo Institucional Padrão é desenvolvido em 3 etapas:
- O texto introdutório, que comunica a missão, valores e visão da empresa;
- Os resultados da empresa, são dados e marcos da história da empresa que são utilizados para argumentar a importância da empresa no mercado.
- Planos futuros da empresa, essa é a fase final do vídeo que termina apontando algum objetivo a ser conquistado.
Vídeo Marketing
É fundamental para toda empresa vídeos que vendam seus produtos ou serviços. Para isso, existe o Vídeo Marketing, ele consiste em um conteúdo criado para trabalhar estratégias de marketing, com o objetivo de focar na jornada de compra do cliente.
O Vídeo Marketing é o melhor formato para ser usado em redes sociais, já que nelas você aumenta a visibilidade da sua empresa, e consequentemente, ocorre um aumento nas suas vendas. Para isso, o vídeo possui uma mensagem humanizada e adequada a realidade do público alvo, para uma comunicação direta e simples.
Vídeo Case
Uma das estratégias utilizadas na comunicação corporativa é o uso de gatilhos mentais para atingir seu público alvo. O Vídeo Case utiliza esses gatilhos para comprovar a qualidade do produto ou serviço oferecido pela empresa através da experiência do cliente, no intuito de contar uma história.
O Vídeo Case pode também trabalhar com uma apresentação da empresa através de depoimentos dos próprios funcionários narrando algum fato marcante ou posicionamento da empresa.
Vídeo Manifesto
As empresas não vendem somente seus produtos ou serviços, elas vendem conceitos. Para se posicionar no mercado de forma que atraia seu público alvo, é preciso deixar claro os valores da sua marca. O Vídeo Manifesto é feito exatamente para a empresa passar seus valores de uma forma inspiradora que crie uma identificação entre marca e consumidor.
Vídeo de Comunicação Interna
Toda empresa precisa chamar a atenção de seus clientes internos, os colaboradores. Bem como os consumidores, os colaboradores precisam ver os valores na empresa para a prestação de seus serviços. O Vídeo de Comunicação Interna precisa motivar seus colaborados, e isso pode acontecer das seguintes maneiras:
- Vídeos de integração de funcionários;
- Vídeos motivacionais;
- Vídeos de treinamento.
Faça agora o seu Vídeo Institucional!
Agora que você já sabe tudo isso sobre Vídeos Institucionais e suas diferenças, está na hora de profissionalizar a comunicação da sua empresa.
A Reator Filmes busca sempre uma nova e atualizada maneira de enxergar o mundo, colocando as narrativas e histórias de nossos clientes como a principal fonte de inspiração para novas fronteiras. Fale com nossos profissionais e comece já a produção do melhor Vídeo Institucional para a sua empresa.
Gostou do nosso artigo? Acompanhe nossas redes sociais e confira nossas dicas e trabalhos!